FAQ – Patches

Uma nova opção de download surgiu em Centaur no Nayami, e a partir da temporada de Outubro de 2017 deve se fixar para todos os projetos novos. Aqui tem algumas explicações sobre o que é e quais as vantagens que eu tento oferecer com isso.

O que são patchs?

Patch para anime funciona da mesma que um patch funciona para jogos. Ao baixar um patch você substituirá os arquivos do arquivo original por um novo. Em suma, patch é um jeito simples de corrigir um lançamento ou fazer que vocês possam baixar os arquivos via torrent dos gringos e ainda ter o arquivo final nosso.

Como utilizo o patch?

Basta por os arquivos do zip na mesma pasta que está o arquivo de vídeo, depois que você abrir o arquivo .bat basta aguardar o fim do processo e você terá o novo arquivo.

Eu vi um patch com v2 e um sem v2, qual a diferença?

Todo patch que tem v2 no nome é um de correção, enquanto os que não tem v2 no nome do arquivo servem apenas para transformar um arquivo dos gringos no nosso. Assim como você precisa tomar cuidado entre o trem e a plataforma, ao extrair o patch você deve ficar atento para ter o arquivo que será transformado correto. Se ao abrir a pasta do patch e nele estiver dizendo que o arquivo é por exemplo [Erai-raws] Konohana Kitan – 01 [720p][Multiple Subtitle], você deve ter o arquivo correspondente, ou ele não funcionará.

Onde eu posso conseguir o arquivo original para patchs que não são de v2?

Os arquivos são encontrados no tracker do Nyaa, bastando pesquisar pelo anime. Se você estiver em duvida de qual é o fansub e não quiser olhar ou tiver o patch você pode consultar a página do anime aqui no site, em todos os projetos tem antes dos créditos da staff dados técnicos do release, e a última linha é a que diz o fansub original.

Qual a vantagem do patch sobre baixar o arquivo já pronto?

Poucos dos nossos projetos tem alguma mudança real além da inserção da nossa legenda no arquivo, outras mudanças costumam ser apenas inserção de fonte e de capítulos. Dessa forma, já que não tem um site que possamos upar vários arquivos sem ter restrições idiotas, patchs são uma excelente forma de contornar, já que você pode criar um feed RSS no seu programa torrent favorito (exemplo de como se fazer isso) e com esse feed, você baixará o arquivo com mais velocidade e praticidade, e com o patch aplicado no arquivo, você terá o mesmo arquivo final sem ter que sofrer (ou fazer com que eu sofra) com links HTTP. Além disso, patchs são arquivos minúsculos, então mesmo que tenhamos uma conta de 15GB do MEGA ou do Google Drive, daria para por o fansub inteiro lá, ou seja, é prático pra todo mundo já que por ser pequeno, você consegue baixar mais sem se preocupar com o limite do MEGA.

Isso significa que no futuro vocês só lançaram patchs ao invés de arquivos prontos?

Talvez.